MENU
Captura de Tela 2018-09-03 às 16.55.57

03/09/2018 Comments (0) Design, Notícias, Press Release, Produtos, Tendência

TREND ALERT: AS PEDRAS ESTÃO COM TUDO!

AS PEDRAS ESTÃO COM TUDO!

Os revestimentos para móveis com pedras naturais ou inspirados no material foram alguns dos principais destaques da 56ª edição do Salão do Móvel de Milão, que ocorreu em abril deste ano na cidade italiana. A tendência que literalmente ganhou todos os espaços nas novas coleções das gigantes europeias, vem criando corpo também no mercado sul-americano, especialmente no brasileiro. Mas você pode estar se perguntando: O que há de novo no uso de pedras na fabricação de móveis e no design de interiores? Do mármore ao basalto, as pedras vêm sendo exploradas numa variedade de cores, acabamentos, composições e, sobretudo, aplicações nunca antes vistas.

Acompanhando essa evolução, além das diversas opções de papéis decorativos inspirados em pedras clássicas e de design atemporal, a Impress Decor Brasil desenvolveu cerca de 20 desenhos em pedras seguindo as tendências apontadas em Milão. “Já estamos há alguns anos identificando que a pedra viria a ser o produto que acompanharia as mudanças da decoração, agregando mais valor e estilo aos móveis e ambientes contemporâneos”, conta a designer da Impress, Juliana Weiss.

A profissional explica: “Os ambientes milimetricamente pensados das capas de revistas agora dão espaço para uma decoração mais pluralista e próxima à realidade do cotidiano das casas, em que se vive, se movimenta e se cria memórias. A diversidade das pedras possibilita composições que conversam de maneira sofisticada com esse estilo mais humanizado.”

Padrão Montello_Impress

Padrão Montello_Impress

PAPÉIS DECORATIVOS COM APARÊNCIA DE PEDRAS

Se antes a utilização dos revestimentos em pedra era exclusividade das cozinhas, banheiros, lavanderias ou de ambientes corporativos, hoje o visual invade as salas de estar e os quartos, indo muito além de tampos e bancadas. O movimento vai justamente ao encontro da humanização e customização dos espaços residenciais observadas pela equipe de design da Impress Decor. Esses ambientes ganham cada vez mais vida e personalidade através do resgaste de memórias e materiais que contem a história dos moradores, onde até mesmo as imperfeições são valorizadas. O resultado? Composições cheias de charme.

Padrão Galaxy_Impress

Padrão Galaxy_Impress

Nesse sentido, a aparência da pedra combinada à madeira, aos padrões unicolores, desenhos híbridos e até o vidro, aparecem como um elemento surpresa em painéis de parede, prateleiras, cadeiras, aparadores, mesinhas de apoio, itens decorativos, entre muitos outros. Por isso mesmo, considerando essa infinidade de aplicações e composições, é que os papéis decorativos são ótimos aliados dos fabricantes de móveis e arquitetos, oferecendo o visual idêntico à pedra natural, mas com muito mais flexibilidade e padronização, além de um excelente custo-benefício. Vantagens essas, que explicamos melhor abaixo:

  • Custo-benefício: Graças à tecnologia de scanner e impressão que valorize o 3D natural do material aplicada em sua produção, os papéis decorativos da Impress possibilitam o visual idêntico à pedra natural, mas por um preço muito mais acessível.
  • Flexibilidade: Produto leve e versátil, o papel decorativo aplicado no painel é fácil de transportar, armazenar e também manusear. Além disso, ele pode ser aplicado sobre diferentes tipos de chapas de madeira.
  • Uniformidade: Diferente das pedras naturais, os papéis decorativos oferecem a possibilidade de superfícies com veios, grãos e cores uniformes, facilitando a padronização dos móveis e espaços.
  • Conforto: Diferente das pedras naturais, geralmente gélidas, tornando os ambientes mais frios, os papéis decorativos agregam uma atmosfera mais aquecida, mas confortável termicamente.
  • Acessibilidade: O produto pode ser trabalhado com ferragens e maquinários convencionais e comercializados no Brasil, sem a necessidade do investimento em equipamentos especiais ou importação.
Padrão Montello em mesas de canto.

Padrão Montello em mesas de canto.

APOSTAS IMPRESS DECOR BRASIL

Já falamos das vantagens do papel decorativo, agora é a hora de apresentarmos algumas das principais tendências em design na área quando assunto são as pedras. A Impress Decor selecionou algumas dessas trends e as transformou em desenhos inspiradores e bastante democráticos, que fazem sucesso dos pavilhões da maior feira de mobiliário e decoração do mundo até à casa do consumidor brasileiro.

Com uma infinidade de aplicações que, como já dito, vão muito além de bancadas de cozinhas ou banheiros, essas pedras podem ser combinadas com diversos tipos de materiais – tanto para compor o ambiente quanto na formatação do próprio móvel.

Expressividade e movimento

A designer da Impress Decor Brasil, Juliana Weiss, explica que ambientes mais monocromáticos, com variações de branco, cinza e preto, por exemplo, pedem por pedras mais impactantes, com veios marcados e bastante movimento. Uma boa dica é que essas pedras podem ser harmonizadas com revestimentos inspirados em tecidos e madeiras linheiras.

GALAXY GREEN

O Galaxy Green é um ótimo exemplo de padrão “movimentado”, mas sem perder a leveza. De coloração preta com veios brancos que se intercalam entre linhas grossas e outras esfumaçadas por toda a extensão da peça, o produto é inspirado na “imponência delicada” do mármore escuro. O revestimento pode ser combinado com madeiras claras e levemente marcadas, bem como com uma paleta de tons sóbrios que vai do azul ao branco.

Lanion Oak

Lanion Oak

Galaxy Green

Galaxy Green

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CALYPSO

Se o objetivo é ousar, mas mantendo a sofisticação do espaço, nada mais certeiro do que uma pedra com bastante expressividade. É o caso do padrão Calypso. O desenho é inspirado nas características de pedras metamórficas, apresentando um jogo entre três diferentes cores (branco, cinza e preto). Apesar de ser bem rajada e com movimento marcado, a pedra também combina com madeiras delicadas de padrão linheiro, além de casar com uma paleta de cores muito elegante.

Calypso_60148_9016273 Abisco_Ash_6635

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenhos orgânicos e delicados

Já espaços mais delicados, como os compostos por madeira natural e tonalidades variadas, como o bege e as de tom pastel, são mais receptivos a pedras menos expressivas e em tons mais próximos ao cinza e ao azul.

MONTELLO
Também inspirado em pedras metamórficas, mas com veios delicados, o Montello é uma ótima opção para ambientes com pegada mais clean. Pedra branca com tonalidade acinzentada e poucos contrastes, seu movimento é orgânico e limpo. Conversa bem com madeiras um pouco mais escuras e unicolores mais vibrantes.

Altos

Altos

Montello

Montello

paleta_Montello

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SILK GEORGETTE

Também delicado, o padrão Silk Georgette é baseado em uma pedra de mármore oriental, oferecendo um aspecto de camadas. Valorizando o direcionamento da estrutura da pedra, pode ser usado tanto na vertical quanto na horizontal, o que influencia na sensação de amplitude do espaço. Uma sugestão é combiná-lo a tonalidades como o marrom, o cinza e o azul claro.

Noce Ampezzo

Noce Ampezzo

paleta silk

Silk Georgette

Silk Georgette

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VENICE
O padrão Venice é um bom exemplo de pedra de médio impacto. Trazendo movimento, veios e pontos bem particulares, sua base é trabalhada em tonalidades médias, o que possibilita com que o desenho atenda a diferentes estilos, inclusive aqueles com cores um pouco mais abertas.

Padrão Venice aplicado a cozinha integrada com sala.

Padrão Venice aplicado a cozinha integrada com sala.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceito híbrido

Existem, ainda, segundo a designer, pedras consideradas de médio impacto, aproximando-se de padrões híbridos, que podem ser exploradas em qualquer proposta de decoração.
RAMBLA
Também dentro do conceito de desenhos híbridos, o Rambla lembra uma pedra sedimentar, com grande variação de cores na sua composição. O padrão pode ser harmonizado a madeiras de aspecto mais rústico e uma paleta de cores bastante comercial.

Rambla

Rambla

Padrão Rambla aplicado em cozinha

Padrão Rambla aplicado em cozinha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TABO SLATE

Se as cores quentes é que predominam no seu móvel ou ambiente, porém, por que não adicionar um revestimento inspirado nas pedras vulcânicas? É o caso do Tabo Slate. O estilo do padrão tem como característica a ausência de veios marcados. Isso porque o design faz referência ao movimento dos magmas dos vulcões, que formam a estrutura do desenho e proporcionam uma variação ton sob ton.

Tabo Slate combinado em tampo de cozinha.

Tabo Slate combinado em tampo de cozinha.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *