MENU
009-1

13/03/2018 Comments (0) Views: 383 Tendência

Tendências 2018: análise by Impress das quatros principais feiras internacionais de Janeiro

O início do ano sempre é marcado por grandes eventos nos setores de decoração, design de interiores, arquitetura, têxtil e móveis. Acompanhando de perto cada movimento e tendência, a equipe da Impress Decor Brasil visitou as quatro principais feiras internacionais realizadas em janeiro.

São elas: Imm Cologne, promovida em Colônia, na Alemanha, com foco em tendências no mobiliário e no design de interiores; Domotex, também realizada na Alemanha, em Hannover, trazendo todas as tendências em revestimentos; Heimtextil, outra feira alemã, feita em Frankfurt, direcionada à novidades da indústria têxtil; e a Maison & Objet, realizada em Paris, na França, juntando os setores da decoração, mobiliário, têxteis-lar, iluminação, acessórios e cozinha.

Confira abaixo as tendências que ganharam força nestes eventos, e que fazem cada vez mais o ser humano repensar o modo de morar.

009-3

CONCEITO REFLEXÃO: REPENSANDO A CASA
Definitivamente estamos passando por um momento onde a forma de morar e interagir com nossa casa está mudando – e isso vai do formato às preferências humanas.

Surge uma nova forma de morar, e diferente do que acontece nas grandes casas, com diversos ambientes, sendo cada um para uma necessidade específica (sala de estar, cozinha, quartos, espaço gourmet), as tinyhouses (mini homes) estão ganhando destaque. Morar em pequenos espaços, multifuncionais e otimizados, com a tecnologia aplicada ajudando a pensar e ter novas soluções na “casa smart”, se mostra o caminho ideal nos grandes centros onde o espaço é algo cada vez mais valioso.

009-2

Entretanto, em nenhum momento a casa deixa de ter dois aspectos fundamentais: a de ser o refúgio perfeito e a de ter um conforto imprescindível para momentos de relaxamento e reflexão. As pessoas buscam conforto e bem-estar, criando uma atmosfera única, e vendo suas casa como “templos” de proteção e reflexão. Um lugar perfeito para poder relaxar ou curtir com amigos e família.

TRADUÇÃO DOS VALORES
Em cima dessa macrotendência, de repensar o modo do morar, quatro movimentos se mostraram em evidência nas feiras internacionais visitadas. São eles:

Despojamento Casual
Conforto se torna realmente imprescindível e está em primeiro lugar, os ambientes ganham mais personalidade e vida. Grandes marcas vão além de mostrar somente o produto, passando a se preocupar com o contexto em que ele está inserido, a intenção agora é mostrar um cenário mais real com a interferência humana na decoração.
img-materia

Mescla de materiais
Não existe mais regra. Pode ser tudo ou pode ser nada. É a personalidade da pessoa quem define o mix de cores, materiais, texturas e acabamentos que vão compor o espaço. O que importa é a história que estes materiais juntos contam. Inclusive a mistura de materiais pode se dar pela repetição de um determinado padrão, criando uma linguagem distinta.

img2-materia

Valorização do manual / história
Essa tendência vem ganhando cada vez mais força. O trabalho artesanal, feito a mão é muito valorizado, onde a arte tem expressão e identidade, e é única e exclusiva. O diferencial é justamente a imperfeição, sutileza, alma e vida. As empresas entendem essa tendência e buscam cada vez mais agregar

a percepção do trabalho manual e do desgaste para criar uma relação histórica e afetiva. A imperfeição é vista como detalhe e não defeito. Estes desgastes podem ter sidos feitos pelo homem, tempo ou os dois juntos. Tudo relacionado a manter tradições, reforçar laços afetivos e memórias.

img3-materia

O que vale é a Experiência
Este é o movimento que abrange todos os anteriores. As marcas cada vez mais incentivam a interação com o produto. Sentir, personalizar, perceber. A experiência é subjetiva e única, com cada indivíduo sentindo e agindo de uma maneira. Hoje em dia, os serviços e experiências que as marcas proporcionam se tornam tão ou mais importante que o próprio produto.

img4-materia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *