MENU
Quarto de Hotel

16/10/2018 Comments (1) Design, Produtos, Tendência

Profissional x Privado: O TRABALHO AGORA É HÍBRIDO E OS AMBIENTES TAMBÉM

O mundo está mudando e a nossa rotina também. É natural, portanto, que as formas de trabalho acompanhem os novos anseios e os novos estilos de vida frutos de uma sociedade cada vez mais conectada e em movimento. Com as pessoas vivendo e trabalhando de maneira híbrida, designers e arquitetos recebem a missão de projetarem móveis e ambientes que promovam a interação entre o universo profissional e o privado, rompendo barreiras e humanizando o mundo dos negócios.

Se antes um engravatado utilizando seu laptop enquanto aguardava um voo representava o ápice da ideia de trabalho remoto. Hoje, essa mesma pessoa pode estar de bermuda em uma praia enquanto responde e-mails e faz planilhas em seu smartphone ou tablet. Em um momento em que o nomadismo digital vem tomando força, qualquer lugar com conexão à Internet pode se tornar um escritório. Com os arquivos nas chamadas nuvens e reuniões sendo realizadas através de chamadas de vídeo, os nômades digitais podem trabalhar tanto num ambiente formal quanto no conforto de suas casas ou, ainda, em seus lugares preferidos – como aquela cafeteria descontraída e aconchegante.

Coorporativos 01

Padrão Impress Ipanema

Padrão Impress Ipanema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por isso, produtos portáteis, que possam se “movimentar” junto com seus usuários, e que também atendam aos princípios de sustentabilidade, conectividade e economia colaborativa que permeiam essas novas modalidades de trabalho são muito bem-vindos. Ainda, com um universo de referências bastante amplo devido a plataformas virtuais como Pinterest, Instagram e Tumblr, o design também é outro fator bastante valorizado.

Como resultado dessa macrotendência, os especialistas do Living Scapes – laboratório de tendências ligado ao Salão do Móvel de Milão – observaram a emersão de quatro conceitos que estão mudando a forma como pensamos no trabalho e nos espaços dedicados a ele. São eles: Nowhere Office (o trabalho remoto realizado de qualquer lugar); Shared Office (escritórios compartilhados entre diferentes empresas e profissionais); Workspace Reloaded (espaços de trabalho formais ganhando novas características); e, finalmente, o Home Office (o “escritório” em casa).

Ambientes de trabalho modernos e humanizados

Com o crescimento de escritórios compartilhados, conhecidos como espaços de coworking, além de gigantes como a Google e o Facebook apostando em um conceito menos formal e mais descontraído para suas unidades, até mesmo as empresas mais tradicionais perceberam a importância de se adaptarem aos novos tempos. Dessa forma, os ambientes corporativos vêm ganhando uma nova roupagem, com espaços cada vez mais abertos, mais funcionais e flexíveis, menos conservadores e privilegiando ambientes de lazer e descanso, como as chamadas áreas de descompressão.

A decoração também muda e ganha um ar mais alegre e natural, sem desprezar, é claro, a tecnologia e os novos movimentos urbanos. Conceito que tem tudo a ver com a coleção “I’m Pulse” da Impress Decor. Trazendo linhas que ao mesmo tempo divergem e conversam entre si, os novos desenhos trazem referências tanto das grandes cidades – com padrões inspirados no pulsar das ruas –, quanto da natureza – remetendo, dessa vez, a um impulso mais orgânico. Essa sinergia possibilita uma infinidade de combinações que se encaixam de maneira bastante harmônica às novas tendências do universo corporativo e do viver/trabalhar híbrido.

“Entramos na era da flexibilidade, mobilidade e agilidade. Esta é a receita para inovação e criatividade”, opina a designer da Impress Decor Brasil, Juliana Weiss. “A formalidade do ambiente de trabalho começa a perder o sentido, a ser questionada. Os espaços corporativos de hoje se aproximam de ambientes mais humanizados, como nossas próprias casas e até mesmo parques ou áreas de convívio. Por isso, quando falamos em revestimentos, por exemplo, já não se percebe mais tanta diferença entre padrões corporativos e residenciais.”

Quarto de Hotel

Quarto de Hotel

Padrão Impress Noce Urbino

Padrão Impress Noce Urbino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O impacto da ambientação nas rotinas corporativas

Juliana ainda explica que já há estudos demonstrando que em espaços onde se valoriza o lado humano, apostando-se no verde e em materiais naturais, como com a utilização de plantas e revestimentos inspirados na madeira ou em pedras, a produtividade dos colaboradores pode aumentar em até 15%. Ambientes confortáveis, ventilados, com iluminação e mobiliário adequados, podem, também, ampliar a satisfação deles em até 24%.

Dessa forma, considerando que o espaço molda o comportamento das pessoas, antes de se projetar é necessário se perguntar: “Qual o tipo de comportamento que gostaríamos de impulsionar entre nossos funcionários?”.

Ambientes despojados, com um toque intimista e que tragam referências da natureza e de memórias afetivas dos colaboradores proporcionam uma atmosfera familiar e com uma pegada menos formal. Unicolores e tonalidades pastel utilizados de maneira adequada e em harmonia com padrões híbridos também podem trazer leveza aos ambientes de trabalho, sem perder a sobriedade que o espaço demanda. Além disso, metais e cimentos arrematam o conceito moderno e funcional desse novo local de trabalho.

Tudo isso incentiva as corporações a se voltarem para seu capital humano e valorizarem o bem-estar das pessoas que dão vida aos negócios. Mas, claro, ainda se focando em chamar a atenção dos clientes. Por isso, os materiais precisam oferecer facilidade de limpeza, durabilidade, além de conforto visual e tátil. O que vale não somente para lojas e escritórios, como também para cinemas, hotéis e restaurantes, por exemplo.

Restaurante contemporâneo.

Restaurante contemporâneo.

Padrão Impress Altos

Padrão Impress Altos

Padrão Impress Pavia Oak

Padrão Impress Pavia Oak

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

One Response to Profissional x Privado: O TRABALHO AGORA É HÍBRIDO E OS AMBIENTES TAMBÉM

  1. newtown ntc33 disse:

    A fascinating discussion is definitely worth comment.
    I think that you need to publish more on this subject, it
    might not be a taboo matter but generally folks don’t talk about these topics.
    To the next! Kind regards!! https://918.network/downloads/82-ntc33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *