MENU
Natustrial-2-min

18/10/2017 Comments (0) Views: 650 Design

“Natustrial”: a união dos estilos natural e industrial

É possível, de forma harmônica, mesclar toda beleza do natural com toda a interferência do industrial? Acredite: sim, e muito. Enquanto as tendências dos estilos natural e industrial caminhavam até então separados, com ambientes pendendo sempre mais para um lado ou para o outro, uma nova tendência, confirmada na Feira de Milão deste ano, entra em cena: o “natustrial”.

O termo, entre aspas de propósito (combinação das duas vertentes), foi destacado por Alexandre Chiquiloff, gerente de design da Impress Decor Brasil, na matéria “iSaloni 2017: uma análise by Impress Decor Brasil” (clique para ler o conteúdo).

“Os ambientes deixam de ser 100% industriais e começam a mesclar com os elementos naturais. Esta simbiose estamos chamando de Natustrial”, afirma. Além de Milão, outras feiras de 2017 apresentaram a mesma perspectiva, como a Maison et Objet, em Paris, França, e a Stockholm Design Week, em Estocolmo, na Suécia.

Exemplos

A arquiteta Leticia Kunow e o designer e artista plástico Henning Kunow decidiram aderir a essa mistura dos estilos industrial e rústico em seu apartamento na Vila Izabel em Curitiba (PR). A decoração lembra os antigos galpões norte-americanos de 1950 e ao mesmo tem um toque aconchegante das casas de campo.

Na sala de estar, por exemplo, foi usado o concreto de ponta a ponta, mas para não deixar a área tão fria, eles decidiram usar peças de madeira Feijó e peças rústicas de madeira maciça (confira reportagem do jornal Gazeta do Povo).
Industrial-e-rústico-6-1-min Industrial-e-rústico-3-900x564-min

 

 

 

 

 

Já o arquiteto Rômulo Carvalho levou a descontração do estilo de vida carioca para sua nova casa em Brasília, criando um projeto sofisticado, de ar industrial, com valorização dos materiais naturais.

“Usei materiais naturais e simples para ficar bem à vontade. A cozinha, por exemplo, fiz totalmente aberta para conversar com meus convidados enquanto preparo as massas de pizza e as levo para assar no forno. Gosto de tudo prático”, diz Carvalho. Ao mesmo tempo, ele adotou a viga perfil “I” de aço para montar, além das estruturas metálicas e de algumas peças de decoração, como os apoios da bancada da cozinha. “Deixo-a aparente porque gosto desse aspecto industrial”. (Confira matéria completa no site da Casa & Jardim).
visao-geral-da-sala-com-tapete-colorido-sofa-branco-cadeiras-brancas-e-poltrona-min piscina-de-borda-infinita-integrada-com-a-sala-min

Decoração

Essa combinação ajuda a tornar o ambiente mais aconchegante, e é perfeita para ser usada na decoração de interiores, levando idéias e detalhes de um estilo para o outro, e fazendo assim, ambientes com muita personalidade.

Sem descartar as bases do estilo industrial com idéias tão marcadas como a aparência de tijolos, o uso de peças de mobiliário desgastadas, o uso destemido de metal em mobiliário e objetos decorativos, podemos dar um toque um pouco mais rústico com o uso de madeiras, velas e luzes de chá, têxteis suaves e naturais.

É possível, ainda, usar tons suaves e lavados, como azul e cinza, além do bege e tons terrosos que combinam tanto com materiais naturais quanto com o concreto, do estilo industrial. Confira:


8b71b49680985737e852a3868ea3ee42--room-interior-design-dream-kitchens-min

Padrões Impress

Essas avaliações, entendimento das características e percepção das peculiaridades de cada lugar – e da importância da natureza em todos os aspectos ao ser humano – foram transformadas pela Impress Decor Brasil em uma coleção de padrões para compor ambientes diversos.

Chamada “I´m inspired by Pure Nature”, apresenta toda atmosfera de lugares no mundo onde o natural se mantém em estado original.

Padrões Impress: Bunratty Oak e Venice

Bunratty Oak

Um verdadeiro clássico entre todas as madeira, dá um enorme passo para a idade moderna sem perder a essência da natureza.

32309-anwendung-0013-min Screen Shot 2017-10-18 at 14.42.40-min

 

Venice

Naturalidade e luxo juntos em um desenho. Esse padrão permite uma diversificação na sua aplicação por conta do visual de suas cores.

Screen Shot 2017-10-18 at 14.40.36-min

IMPRESS_Venice_Rendering_CMYK-min

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *