MENU
Design escandinavo Estilo-min

14/02/2017 Comments (1) Design

Design Escandinavo em ambientes pelo mundo

É possível, atualmente, que um novo estilo, cultura ou formato de fabricação, por exemplo, se mantenham somente locais? Que um lançamento ou micro tendência fiquem escondidos do conhecimento do público geral? Basta um “snap”, “insta”, “face”, “pin” para a informação se espalhar globalmente.

O design corre o mundo em uma velocidade quase frenética, como cita Lucila Zahran Turqueto, no blog Casa da Valentina.   

Prova disso – e da força gigantesca da informação, ainda mais com a internet -, é a explosão de casas, escritórios, apartamentos que seguem o estilo do design escandinavo em todo mundo.

O início

Região história do norte da Europa, a Escandinávia é composta pelos seguintes países: Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e ilhas Faroé. Uma das principais características é justamente o clima, com inverno longo e frio. Ou seja, é pouca luz do sol invadindo os ambientes.

Para resolver isso, que tal se utilizar de elementos do design que trazem mais luminosidade, claridade, e muito conforto ao ambiente? Foi isso que os precursores do design escandinavo fizeram nos meados da década de 50, do século passado, período que o estilo virou febre.

Arne Jacobsen, Eero Saarinen, Alvar Aalto, Hans Wegner, são nomes bastante conhecidos desse design.

As características

O design escandinavo é marcante pelas seguintes características:

.Cores neutras.

.Contraste com itens coloridos.

.Simplicidade.

.Design minimalista.

.Praticidade.

.Funcionalidade.

O seu conjunto formam ambientes requintados, elegantes, confortáveis e aconchegantes.

A fusão cultural

Brasileiros, ingleses, americanos, argentinos, dinamarqueses, sul-africanos. Não importa a região no mundo, bem provavelmente em algum espaço ou ambiente veremos os elementos clássicos do design escandinavo.

Um exemplo é essa residência na Cidade do Cabo, na África do Sul, com projeto de interiores assinado por Lucien Rees, e projeto arquitetônico feito por Antonio Zaninovic. Todo design escandinavo está presente.

Design escandinavo

Aqui no Brasil, esse estilo é ainda mais forte. Prova disso, é o ecommerce Scandinavia Designs lançado em 2013 pelo casal de dinamarqueses Anette e Soren Priess Gade, que vieram ao Brasil em busca de novas aventuras. Eles vendem mais de 30 marcas de produtos da Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca.  

Padrões escandinavos

Com essa presença global, destaca sempre nas principais feiras internacionais de mobiliário, design, arquitetura, a Impress Decor tem em seu portfólio desenhos que se destacam quando o assunto é design escandinavo. Confira:

Bounty

Natural e discreto, seu movimento sutil, combinado com um gradiente de cor, cria um toque todo especial. Este padrão é perfeito para compor móveis, frente de cozinha, entre outros.

Bounty

 

Bunratty Oak

Uma madeira clássica, este carvalho traz naturalidade, com suas rachaduras e nós visíveis. É realmente um clássico moderno ideal para compor mobília.

BUNRATTY OAK

Paisley Elm

Lindas catedrais, que de forma harmônica, conversa com as linhas finas e listradas. Esta madeira tem personalidade e individualidade, lembrando a natureza pura.

Paisley Elm

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

One Response to Design Escandinavo em ambientes pelo mundo

  1. Lcmug.Com disse:

    This is actually helpful, thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *