MENU
Design Circle

08/10/2019 Comments (0) Notícias, Press Release

DESIGN CIRCLE: Uma volta ao mundo do design de superfícies

Falar em design é também falar sobre identidade e necessidade, na busca por objetos, ambientes e serviços que expressem e atendam às mais diferentes personalidades e demandas. Pensar na concepção de novos produtos exige, portanto, um trabalho bastante apurado de pesquisa e observação, considerando as principais tendências estéticas ao redor do mundo, mas se atentando também às especificidades de cada região e grupo de consumidores.

É justamente este o trabalho realizado pela equipe global de design da impress. Com sede na Alemanha, a empresa está presente nas mais diversas partes do planeta. Para absorver tamanha diversidade, a cada trimestre, os designers do grupo se reúnem em uma verdadeira imersão criativa durante uma semana, com vista ao compartilhamento e à discussão de informações de mercado; novas ideias e materiais; tendências, conceitos e movimentos; bem como a efetiva projeção de novos desenhos, cores e padrões em superfícies.

“Trata-se de um grupo muito heterogêneo e multidisciplinar de profissionais. Além dos designers alemães, o time ainda conta com representantes do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Polônia, Turquia, China e Rússia”, pontua o gerente de design e marketing da Impress Decor Brasil, Alexandre Chiquiloff, que participa dos encontros.

“Eu, por exemplo, falo sobre o que acontece na América Latina, e assim trocamos informações sobre as nossas regiões. A partir desses pontos, realizamos um fórum de tendências, em que discutimos tudo o que está acontecendo nesses mercados, bem como o que acreditamos que esteja por vir”, explica Alexandre. “Para isso acompanhamos não só os movimentos urbanos e os comportamentos de consumo, como também nos mantemos antenados em relação às novas tecnologias, materiais, profissionais e marcas em ascensão, além de participarmos de feiras e demais eventos nacionais ou internacionais. Apresentando relatórios e compartilhando das nossas leituras e pontos de vista.”

Com isso, é possível que esses especialistas projetem as próximas tendências de design – da escala regional à global -, baseando-se tanto nas diferenças quanto nas similaridades apresentadas entre cada mercado. “Por meio dos fóruns e workshops realizados durante a semana, podemos conectar todos esses dados e informações, avaliando tanto as diferentes percepções quanto os pontos de vista em comum para entendermos o que de fato são tendências internacionais, quais são as regionais, de onde elas vêm, quais são suas influências e impactos etc.”, esclarece Alexandre.

Desing Circle

É a partir daí que se inicia de fato o desenvolvimento de novos produtos. “Esse é o ponto em que delimitamos a criação dos novos desenhos impress em consonância com tudo o que está acontecendo nas regiões em que atuamos. Iniciamos, então, a busca por referências e produtos, discutindo tudo o que precisaremos para a construção dessas novas superfícies.” Dessa maneira, apesar da autonomia de cada unidade, ainda possível que times de diferentes países compartilhem do desenvolvimento e da comercialização de um único padrão que esteja em sintonia com ambos ou mais mercados, compondo o catálogo global da empresa.

Vale ressaltar, ainda, que além da equipe impress – veja entrevista com o líder de marketing e design do grupo, Sascha Kostros -, muitas vezes também são convidados para o Design Circle profissionais de fora da empresa, trazendo uma visão ainda mais completa e abrangente sobre o mercado de design de superfícies.


DESIGN CIRCLE: Un giro al mundo del diseño de superficies

Hablar de diseño también es hablar sobre identidad y necesidad, en la búsqueda de objeto, ambientes y servicios que expresen y satisfagan las más diversas personalidades y demandas. Por lo tanto, pensar en la concepción de nuevos productos requiere un trabajo exhaustivo de investigación y observación, teniendo en cuenta las principales tendencias estéticas alrededor del mundo, así como las especificidades de cada región y grupo de consumidores.

Éste es exactamente el trabajo realizado por el equipo global de diseño de impress. Con domicilio social en Alemania, la compañía se encuentra presente en las más diversas partes del planeta. Para absorber tanta diversidad, cada trimestre los diseñadores del grupo se unen en una verdadera inmersión creativa, durante una semana, para compartir y discutir las informaciones del mercado, nuevas ideas y materiales, tendencias, conceptos y movimientos, así como la proyección efectiva de nuevos diseños, colores y estándares en superficies.

“Es un grupo de profesionales muy heterogéneo y multidisciplinario. Además de los diseñadores alemanes, el equipo cuenta también con representantes de Brasil, Colombia, Estados Unidos, Polonia, Turquía, China y Rusia”, señala el gerente de diseño y marketing de Impress Decor Brasil, Alexandre Chiquiloff, quien toma parte en los encuentros.

“Yo, por ejemplo, hablo sobre lo que sucede en Latinoamérica, y, de esta forma, intercambiamos informaciones sobre nuestras regiones. Desde estos puntos, realizamos un foro de tendencias donde debatimos todo lo que sucede en estos mercados, así como lo que creemos que está por venir”, explica Alexandre. “Para tanto, seguimos no solo los movimientos urbanos y los comportamientos de consumo, sino que también nos mantenemos al día con las nuevas tecnologías, materiales, profesionales y marcas emergentes, además de participar de ferias y otros eventos nacionales o internacionales, presentando informes y compartiendo nuestras lecturas y opiniones.”

Como consecuencia, es posible que estos expertos planifiquen las próximas tendencias de diseño – desde la escala regional hasta la global -, basándose tanto en las diferencias como en las similitudes presentadas en cada mercado. “A través de los foros y workshops llevados a cabo durante la semana, podemos conectar todos estos datos e informaciones, evaluando tanto las diferentes percepciones como los puntos de vista comunes para comprender cuáles son verdaderamente las tendencias internacionales, cuáles son las regionales, de dónde ellas son provenientes, cuáles son sus influencias e impactos, etc.”, aclara Alexandre.

Aquí es donde realmente comienza el desarrollo de nuevos productos. “En este punto definimos la creación de los nuevos diseños impress en línea con todo lo que sucede en las regiones donde actuamos. Luego comenzamos a buscar referencias y productos, debatiendo todo lo que es necesario para la construcción de estas nuevas superficies.” Así, a pesar de la autonomía e cada unidad, todavía es posible que equipos de diferentes países compartan el desarrollo y la comercialización de un solo estándar en sintonía con ambos o más mercados, conformando el catálogo global de la compañía.

Es de resaltar que, además del equipo impress – ver entrevista con el líder de marketing y diseño del grupo, Sascha Kostros -, muchas veces profesionales externos a la empresa también son invitados al Design Circle, lo que nos brinda una visión aún más completa y comprensiva del mercado de diseño de superficies.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *