MENU
EVENTOS22

11/04/2018 Comments (0) Views: 230 Design, Tendência

Como funciona a busca por referências para se criar um novo desenho?

Em qualquer processo de criação, a busca por referências é uma das primeiras e principais etapas. A busca por referências ocorre em diversos lugares (feiras e eventos, natureza, setores como moda, arquitetura, automotivo, entre outros). Muitos setores inclusive, se utilizam de referências uma das outras, e se baseiam muito em estudos de tendências.

O design thinking, por exemplo, foi desenvolvido como uma abordagem para resolver problemas fora da prática de design profissional, como em contextos empresariais e sociais. É um exemplo de estratégias criativas que os designers usam durante o processo de design.

Aqui na Impress, não é diferente. Buscamos referências em diversos lugares para desenvolver novas linhas e padrões. Temos um laboratório de desenvolvimento, onde acontece todo o processo de construção de um desenho por completo, desde a busca de referências até a estrutura técnica de produção. Como falamos, existem diversas maneiras de buscar referências, por isso separamos aqui algumas delas. Confira!

Feiras e eventos de design

As feiras e eventos de design são fundamentais para encontrar tendências e buscar referências para lançamentos de novos desenhos. A equipe da Impress acompanha de perto cada movimento e tendência, visitando as principais feiras no Brasil e no mundo. Para os profissionais mais curiosos do setor moveleiro, sejam eles de áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou comercial, o intuito de visitar grandes feiras nacionais e internacionais é sempre buscar inspiração, que é o combustível necessário para a criação e apresentação de novos produtos. Feiras internacionais são definitivamente o melhor lugar para descobrir novas tendências, consolidar – ou descartar – hipóteses e avaliar os produtos lançados.

furnitex-f-min

Natureza

A busca por referências na natureza é a mais forte, porque o ser humano deseja estar em contato com ela. Não à toa que a natureza é a maior fonte de inspiração para criação de lançamentos em papéis decorativos para o mobiliário. Muitos profissionais se inspiraram na natureza para projetar obras de arte, edifícios, esculturas, carros, tecidos e, claro, móveis. Um ótimo exemplo dessa fonte de inspiração, é o estilo “Natustrial”, que une a forma harmônica e toda beleza do natural com a interferência do industrial, na coleção “I´m inspired by Pure Nature”, por exemplo, podemos encontrar toda atmosfera de lugares no mundo onde o natural se mantém em estado original combinado ao estilo industrial na decoração.

piscina-de-borda-infinita-integrada-com-a-sala-min

32309-anwendung-0013-min

Setores

Diversos setores servem de referência nesse processo de criação: moda, luxo, automotivo, arquitetura, decoração, artesanato, etc. As cores que vão compor um padrão da Impress Decor Brasil, por exemplo, são escolhidas com base em referências de tendências observadas em feiras internacionais, na moda, na indústria automobilística, entre outros.  Como um exemplo, podemos citar os padrões da Impress Lace e Filet, que foram desenvolvidos a partir do estudo de rendas do artesanato nordestino. Tudo começou com uma ampla pesquisa nas diferentes técnicas empregadas, combinações de cores, sutileza em texturas e materiais, além da escala formal, até chegar no produto final.

ambiente-1

“Tudo começa pela identificação de tendências de comportamento, de material, de percepção, mundo afora. Realizamos diversas viagens, visitamos as principais feiras internacionais, sempre atentos a estes aspectos, tanto no nosso mercado como em outros [moda, automobilístico etc.]”, comenta Alexandre Chiquiloff, gerente de produtos da Impress Decor Brasil.

Resumindo, pode-se buscar referências por todas as partes!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *