MENU
cidadaos

18/10/2017 Comments (0) Views: 412 Design, Tendência

Cidadãos do mundo: O nomadismo jovem que vem ganhando espaço no séc. XXI

Aquele modelo de trabalho tradicional está cada vez mais inviável de se sustentar nos dias atuais. Com a evolução da tecnologia, o que vem influenciando diversos aspectos da vida humana, as empresas estão buscando maneiras mais atraentes de manter seus funcionários envolvidos e empolgados com seus trabalhos e remunerações. E é exatamente aí que entra o nomadismo digital.

O que é o Nomadismo Digital?

“A sociedade de amanhã será uma sociedade de homens e mulheres nômades que ainda optam por se deslocar de forma autônoma pelas estradas do mundo, não por obrigação ou por obrigação política ou econômica, mas para buscar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal.” – Carlo Bordoni

O nomadismo digital nada mais é do que um novo modo de viver e trabalhar, sem endereço fixo (nômade). Você coordena sua vida pessoal e profissional mudando constantemente de lugar, pois você não precisa estar fisicamente no lugar para desempenhar suas funções graças à conexão digital. Essa maneira de trabalhar – e viver – vem ganhando cada vez mais pessoas no mundo todo.

De acordo com uma pesquisa feita pela SAP, o trabalho remoto já representa um número elevado em países como os Estados Unidos – atualmente são mais de 13 milhões de profissionais trabalhando pelo menos parte da jornada de trabalho de casa – e vem ganhando espaço no Brasil também – muitas empresas no Brasil já estão praticando essa política de home-office, por pelo menos parte do período.

Porque o nomadismo funciona?

Um fator que chama muito a atenção desse modelo de trabalho é a economia. É possível poupar muito com despesas como aluguel, deslocamento, contas, transporte, refeição, etc. Portanto, essa é uma opção bem atraente para as empresas. Já para o colaborador, aumento da motivação e melhor qualidade de vida, que gera mais produtividade, estão entre os benefícios – além de gerar mais autonomia, flexibilidade, acessibilidade, entre outros.

Nomadismo e a relação com arquitetura e design

O conceito do nomadismo digital está mudando o modo como profissionais interagem e como as pessoas estão consumindo, alargando as fronteiras multiculturais ainda mais e favorecendo uma maior flexibilidade em nosso modelo de moradia.

O estilo de decoração Boho, por exemplo, é inspirado nessa cultura nômade. O objetivo é criar um ambiente confortável que pode ser facilmente transportado para outros lugares. Isso se torna ainda mais interessante quando há referências étnicas que incorporam a paleta de cores.

Na arquitetura, por exemplo, existem hoje hotéis eco-móveis, que são um cruzamento entre um lugar pequeno, luxuoso e móvel, além de ser ecológico.

No têxtil, por exemplo, a artista americana Andrea Zittel, se inspira na cultura nômade, remodelando fotografias de satélites em wallpapers incríveis, tapetes e cobertas.

No mobiliário, existem diversos projetos que levam em conta o novo modo de viver confortavelmente. O projeto do francês Jean Nouvel, por exemplo, é um sofá modificado em um micro espaço onde se pode dormir, relaxar, ou apenas estar confortável.

I’m inspired by Bohemian Lifestyle

Essas avaliações, entendimento das características e percepção das peculiaridades de cada cultura foram transformadas pela Impress Decor Brasil em uma coleção de padrões para compor ambientes diversos.

O Bohemian Lifestyle da Impress é composto por desenhos madeirados em novos estilos, indo de madeiras exóticas com efeitos metálicos até em mix de materiais como concreto e couro.

Versus

O Versus II vem disfarçado de uma elegante castanheira com aparência completamente inovadora. Sua estrutura incomum permite que ele permeie entre os estilos clássico e moderno.

IMPRESS_Versus_II_Rendering_CMYK-min Screen Shot 2017-10-18 at 11.37.33-min

 

 

Noce Nuoro

O Nuce Nuoro é capaz de encorpar elegância moderna e ousada excentricidade ao mesmo tempo. Devido a sua rica gama de cores e seu design “espaçoso” é o destaque de qualquer ambiente onde está aplicado. Uma castanheira  que dita regras.

Screen Shot 2017-10-18 at 11.11.02-min IMPRESS_Noce_Nuoro_Rendering_CMYK-min

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *