MENU
KARISMA_photo_08_copy-min

18/10/2017 Comments (0) Views: 549 Tendência

A Natureza como Protagonista nos projetos: Por que é uma tendência crescente?

As revoluções científicas e industriais nos trouxeram um progresso tecnológico quase milagroso e resolveram muitos problemas, mas também propagaram uma mentalidade em que o progresso significava substituir o antigo pelo novo. Chegamos a favorecer soluções tecnológicas acima do conhecimento biocultural.

O ser humano sempre se comunicou com a natureza. Desde que começou a construir abrigos e usá-los, ela foi usada como parte importante e básica nos planos e projetos. O ser humano percebeu as vantagens dessa comunicação relacionados a: Saúde, menos estresse e doença e outras vantagens. Plantas e espaços verdes podem ajudar na perfeição e segurança nas cidades e na melhoria do relacionamento social e da interação em ambientes residenciais.

Se você precisa de inspiração para um projeto de projeto, você pode ler um livro de texto, ou talvez visitar uma exposição de design local. Mas, como um número crescente de engenheiros, arquitetos e cientistas estão aprendendo, muitos desses problemas podem ser resolvidos pela Mãe Natureza.

Quando a natureza se junta ao design

A Mãe Natureza, o designer mais famoso do mundo, desde o início dos tempos criou muitas formas de vida que fizeram do nosso Universo uma fonte única de inspiração.

Muitos profissionais se inspiraram na natureza para projetar obras de arte, edifícios, esculturas, carros, tecidos e, claro, móveis. Desta forma, a biomimética surgiu como uma nova ciência que estuda os modelos de natureza e depois os imita em suas formas, processos, sistemas e estratégias para resolver os problemas humanos de forma totalmente sustentável.

Você se lembra do gênio Leonardo Da Vinci? Desde 1500, ele procurou estudar em profundidade a anatomia das aves para projetar sua Máquina Voadora, uma folha de superfície da asa do avião, cujo mecanismo complexo reproduziu a estrutura da asa de um pássaro.

Mas o mítico da Vinci foi apenas o precursor de uma longa série de engenheiros, arquitetos, designers e inovadores que tiveram relação com a biomimética.

O conceito é um dos principais e mais importantes elementos durante o processo de design. Através da história, a natureza tem sido sempre uma fonte de inspiração para a humanidade em diferentes aspectos. A arquitetura, como uma das características notáveis em todas as sociedades, não pode ser separada da natureza.

Sustentabilidade e Natureza

Você pode projetar um edifício totalmente sustentável que atenda a todos os padrões LEED, mas ignorar a necessidade humana profunda de contato com a natureza. O que é realmente poderoso é se você consegue fazer os dois – criar espaços eficientes em termos de energia que também incorporam características naturais que ajudam as pessoas a se sentir confortáveis e inspiradas, realmente vivas e envolvidas nos lugares onde trabalham, aprendem e vivem.

A natureza em áreas urbanas

O design (mal concebido) visivelmente nos dividiu em áreas urbanas de nossa natureza e contribuiu para a nossa capacidade recente de ver a natureza como algo isolado de nós. No entanto, revigorar esse vínculo é um desafio que a arquitetura e o design urbano estão bem colocados para abordar. Arquitetos e designers têm controle sobre o nosso ambiente construído. Mudando a forma como  as cidades e edifícios são projetados para não se desconectar da natureza, podemos mudar nossa proximidade com o verde e também a nossa relação física com o meio ambiente.

Em resumo, as vantagens de interagir e ver a natureza são numerosas. Além dos benefícios técnicos, sentir a presença do mundo vivo ao nosso redor eleva o espírito. Apoiando esse movimento, muitos arquitetos e designers estão encontrando maneiras de nos reconectar com o toque e a sensação de nossa comunidade biológica mais ampla.

Essas avaliações, entendimento das características e percepção das peculiaridades de cada lugar – e da importância da natureza em todos os aspectos ao ser humano – foram transformadas pela Impress Decor Brasil em uma coleção de padrões para compor ambientes diversos.

Chamada “I´m inspired by Pure Nature”, apresenta toda atmosfera de lugares no mundo onde o natural se mantém em estado original.

Padrões Impress: Bunratty Oak e Menton

Bunratty Oak

Um verdadeiro clássico entre todas as madeira, dá um enorme passo para a idade moderna sem perder a essência da natureza.

Screen Shot 2017-10-18 at 14.42.40-min 32309-anwendung-006-min

Menton

Menton é um padrão muito atraente por conta da sua naturalidade e toques rústicos, com nós visíveis e vestígios de usinagem.
Screen Shot 2017-10-18 at 15.11.46-min IMPRESS_Menton_Floor_Rendering_CMYK-min

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *