MENU
window-creativity-kitchen-skylights-min

27/06/2018 Comments (0) Design, Tendência

A evolução do Industrial – Viver Urbano

Natureza e harmonia ou o estilo industrial e urbano? Isso pode soar como um contraste, porém corresponde às concepções contemporâneas da construção e arquitetura.

Hoje em dia as cidades são grandes referências, é onde temos uma riqueza cultural muito grande e variada. Apesar de muitas vezes reclamarmos da correria do dia a dia, a quantidade de possibilidades que as cidades grandes nos oferecem é muito enriquecedora, e se tornam referências.

Natural X Urbano

O que é curioso e interessante a gente perceber é que, até pouco tempo atrás, víamos o estilo industrial muito forte, predominante, na decoração de interiores. Ainda podemos ver que ele está vivo e que as pessoas estão escolhendo esse estilo. Porém, houve uma clara evolução. O industrial estava muito forte até o ano passado, mas uma outra tendência que estava predominando era o estilo natural.

E em cima dessas duas concepções, se percebe que uma não se contrapõe a outro; hoje ambas estão em um momento de sinergia muito grande. O natural veio para rechear a riqueza da vida urbana, trazendo mais conforto (visual, usabilidade, etc), dando mais personalidade para o espaço, mais humanização.

Evolução do estilo industrial

Quando falamos que o industrial não é mais uma grande tendência, é porque houve essa evolução. A Feira de Milão chegou justamente para mostrar que o Estilo Industrial deixa de ser uma tendência única, mesmo que seus elementos e características continuem presentes, porque passa a entrar em sinergia direta com a tendência ao natural. Há uma mescla dos dois, recheando a riqueza da vida urbana com mais conforto, personalidade e humanização, que só o natural tem.

Muitas variações de cor, do branco ao preto, com predominância do cinza. Acoplado a isso, se fortalece a mistura de materiais, do leve ao pesado, do quente ao frio, do bruto ao polido, do liso ao mais áspero. Madeiras quentes e elegantes se equilibram  junto com o natural, não havendo mais protagonismo único, e sim uma integração.

Um exemplo disso está nesta imagem, onde vemos madeira natural misturada com metal, concreto, tecnologia.

course-live-style-solid-house-min

Em um primeiro momento você pode pensar que uma mistura de vidro, aço, alta pressão, madeira e parede de concreto, não vai ficar legal, mas os italianos conseguiram dosar muito bem essa mistura, para que os ambientes ficassem sofisticados e muito agradáveis.

Uma das principais características do viver urbano é a mistura de materiais de forma sinérgica.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *