MENU
bigstock-Residential-Multifunctional-Lo-175362658-min

18/10/2017 Comments (0) Views: 662 Design

08 motivos que fazem o estilo Escandinavo ser tão adorado

É praticamente impossível você não ter visto elementos – ou ao menos ouvido falar – do estilo escandinavo quando o assunto é composição de ambientes. Muito mais do que uma tendência com período estabelecido de vigência, essa abordagem de design nórdico é cada vez mais agraciada e presente justamente por sua atmosfera que une simplicidade, elegância, minimalismo, aconchego, formas clássica e contemporâneas.

Nascido na antiga região da Escandinávia, composta pelos países da Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega, este estilo teve forte reconhecimento após as décadas de 50 e 60, do século passado, trazendo, inclusive, fama e exposição global a inúmeros designers notáveis. A beleza do mobiliário minimalista, por exemplo,

elevou os padrões de design de interiores à época, com móveis únicos e atraentes.

Confira 08 elementos que fazem o estilo escandinavo ser tão adorado!

1. Funcionalidade

O estilo escandinavo tem uma abordagem que enfatiza a funcionalidade usando todos os artifícios de design. Elogiado pela Escola da Bauhaus, este princípio fala muito sobre o papel principal do mobiliário e dos elementos de um ambiente em servirem um propósito, permanecer prático e garantir o conforto do usuário. Mas isso não significa que o mobiliário escandinavo comprometa o estilo. Pelo contrário! É um equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade.

2. Design minimalista

O estilo escandinavo traz elegância e sofisticação através do básico e de um toque minimalista. São móveis e elementos que possuem linhas simples e curvas suaves, sem detalhes exagerados. Este é um princípio de design que combina com facilidade em qualquer ambiente e promove um estilo de vida calmo, arejado e limpo.

3. Cores universais

Pensando em projetos que tragam serenidade, leveza e minimalismo, há uma paleta de cores calmante caracterizada por tons de branco, creme, bege, azul pálido e cinza. Essas matizes constituem uma marca registrada de projetos escandinavos. É uma paleta pacífica e serena que possui um apelo universal. Perfeito, não?!

4. Celebra materiais naturais e orgânicos

O design escandinavo tem amor pela pureza da natureza e seu interior reflete isso, colocando ênfase em utensílios, móveis e elementos inspirados no natural. O estilo nórdico é caracterizado por tons de madeira natural e diferentes texturas, geralmente aconchegantes e de formas variadas. Materiais naturais como linho, lã, algodão, vidro e cerâmica compõem esse design de interiores. O piso de madeira, também, é uma base perfeita para construir um espaço acolhedor e convidativo. Ao contrário de outros estilos como moderno, industrial e art deco, o escandinavo usa o mínimo de materiais sintéticos para trazer aparência natural.

5. Luminosidade

Os brancos e neutros vivos fazem qualquer luz solar que entra na sua casa parecer como se você estivesse em um estúdio fotográfico. Mesmo em um dia nublado, seu espaço ainda se sentirá aberto, leve e arejado – mesmo se você tiver pouco espaço.

O design escandinavo sempre parece destacar aquele branco brilhante e clássico. Então, os elementos de cor são adicionados através de detalhes ou acessórios  – e essas cores acabam parecendo ainda mais vivas contra um cenário limpo e neutro. É uma combinação sem erro!

6. Foco no espaço

Devido a paletas de cores claras, móveis de madeira tonificada e soluções de decoração simples, sem mobiliário acentuado e acessórios brilhantes, o estilo escandinavo expande visualmente o espaço e traz mais ar e luz sem perder conforto. É ótimo para espaços pequenos e apartamentos compactos, onde o espaço utilizável é o mais importante. E mesmo em ambientes maiores, este estilo privilegia espaços amplos para dar sensação de liberdade e aconchego.

7. Acessível

O estilo escandinavo é acessível para todos e não exige grandes somas de dinheiro. A missão do estilo é trazer simplicidade e proporcionar o máximo de conforto. Em termos de design, o escandinavo é muito mais simples do que os estilos tradicionais sofisticados. A vibração escandinava é fácil de conseguir usando idéias de decoração simples e mistura de móveis, paletas de cores e acessórios.

8. Móveis

Não podíamos deixar de destacar os móveis como um dos motivos que fazem o estilo escandinavo ser tão apreciado, afinal eles trazem o melhor do design, da originalidade e do natural. São definitivamente protagonistas, com suas linhas clássicas, retas e elegantes.  

Essas avaliações, entendimento das características e percepção das peculiaridades de cada estilo – e da importância da natureza em todos os aspectos ao ser humano – foram transformadas pela Impress Decor Brasil em uma coleção de padrões para compor ambientes diversos.

Chamada “I´m inspired by Pure Nature”, apresenta toda atmosfera de lugares no mundo onde o natural se mantém em estado original. Confira dois padrões que combinam perfeitamente com o estilo escandinavo:

Baxter

Um padrão harmonioso, com gradientes de cores suaves e linhas naturais. Destaque para os pequenos nós bem moldados que dão um toque especial.

Screen Shot 2017-10-18 at 14.18.48-min IMPRESS_Baxter_Floor_Rendering_CMYK-min

Harbour Oak

Um típico elegante carvalho, com finos poros escovados e pequenos nós, que ressaltam todo o natural dessa madeira.

Screen Shot 2017-10-18 at 14.19.27-min IMPRESS_Harbour_Oak_Rendering_CMYK-min

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *